Destaques

Croácia, um lindo país em transformação

Situada no coração da Europa, hoje, a Croácia é destino obrigatório para aqueles que procuram belezas naturais, história e cultura. O país é limitado a norte pela Hungria, a noroeste da Eslovénia, a leste pela Sérvia, ao sul da Bósnia e Herzegovina e Montenegro e ao oeste pelo mar Adriático.

Considerada a pérola dos Bálcãs, a Croácia se orgulha de oferecer aos seus mais de 10 milhões de turistas, que procuram o país anualmente, grandes contrastes culturais e geográficos. Com mais de 3.000 anos de história, a região de Dalmácia é a maior atração turística do país, mas é a Dalmácia do Sul (com sua famosa Dubrovnik) a preferida dos turistas e famosa como o recanto do jet-set mundial.

Castelos Medievais ou renascentistas, florestas virgens, litoral espetacular, belíssimos lagos, ruínas romanas e 5.838km de costa com mais de mil ilhas lindíssimas rodeadas pelas águas cristalinas do Adriático. Vocês estão convidados a conhecer um pouco mais esse paraíso!


Dubrovnik, uma surpresa

Dubrovnik é uma cidade com muita história, cercada por um mar de azul profundo e um povo acolhedor. Não tem como não se apaixonar por lá. Seja percorrendo as muralhas da cidade antiga (patrimônio protegido pela UNESCO) ou relaxando em uma das praias da cidade, os turistas têm motivos de sobra para se surpreenderem com esta jóia do mar Adriático, considerada uma das mais belas cidades do planeta.

Um dos passeios mais interessantes para explorar Dubrovnik é andar pelas muralhas, uma caminhada que pode ser um pouco cansativa (o percurso tem cerca de 1,9km), mas que vale cada passo.  De lá, é possível ter um panorama da cidade e conhecer mais a parte interna, onde estão localizados a Catedral, o Mosteiro Dominicano, o traçado de Stradun e o porto antigo. O agradável percurso também possibilita vistas impressionantes da costa. A máquina fotográfica não vai ter descanso!

Dentro das muralhas é onde tudo acontece. Cafés, restaurantes, lojas e pequenos mercados tomam conta das ruazinhas com vista para o azul transparente do Adriático. Andar “sem rumo” pelas vielas da região ou simplesmente parar para tomar um sorvete (tem muitas lojinhas de sorvete!) e ficar vendo a vida passar são opções que fazem parte do cotidiano dos turistas, que lotam as ruas nos meses do verão. Com um pouco mais de disposição, é possível encontrar algumas surpresas nas muralhas, como um barzinho encravado no meio das rochas. Embora sirvam apenas bebidas, que não são tão baratas, a vista é uma das mais lindas da cidade velha. Além disso, o bar fica tão próximo do mar, que você pode nadar um pouco para depois voltar e apreciar o lindo por do sol. Inesquecível!

Dubrovnik oferece também lindas praias, seja na costa ou nas ilhas próximas, como Elaphite Islands. As praias Banje, Copacabana, Lapad e Sv Jakov. As cercanias da cidade são as mais frequentadas. Dentre as ilhas, Kolocep, Lopud e Sipan merecem destaques. Durante o verão, são oferecidos passeios de um dia para estes paraísos.

Como diria o famoso escritor inglês Bernard Shaw: “Aqueles que procuram o Paraíso Terrestre tem que vir e ver Dubrovnik“.


Costa da Dalmácia

Além de Dubrovnik, a costa da Dalmácia oferece também inúmeras ilhas e maravilhosas praias de águas transparentes (muitas delas quase inexploradas!). Praias badaladas, outras mais tranquilas, de areia ou de cascalho, seja qual for a sua, a ilhas croatas vão te surpreender.


Hvar

“Hvar, maravilhosa ilha da Dalmácia Central, é uma das 10 mais belas ilhas do mundo.” The Traveller Magazine

O azul cristalino do mar, as praias e baías maravilhosas, vegetação exuberante, clima ameno, vida noturna, campos de lavanda intermináveis e os muitos pontos turísticos, históricos e culturais fazem da Ilha de Hvar o destino mais atraente e badalado da Croácia.

A ilha tem sido famosa desde a antiguidade, devido à sua posição náutica estratégica, e acumulou através do tempo uma rica identidade e herança cultural.

O clima ameno, com invernos mais quentes e verões agradáveis e a hospitalidade do seu povo atraem muitos visitantes durante todo o ano, seduzidos pela natureza densa Mediterrânea e a rica arquitetura e tradição do local.

Em Hvar existem vastos campos de lavanda e antigas oliveiras e vinhas, em harmonia impecável entre o homem e a natureza. Em toda a ilha, restaurantes e bares oferecem gastronomia única, com saborosos peixes e deliciosos vinhos locais.

Ao contrário do que ocorre na região, Hvar apresenta uma boa infra-estrutura turística e é hoje considerada uma das 10 ilhas mais belas do mundo.

Hvar cosmopolita ou passeios em ilhas exóticas e praias paradisíacas. Isto é apenas uma fração do que o turista pode explorar nesse lugar encantador!


Makarska

Com aproximadamente 60 quilômetros de comprimento e apenas alguns quilômetros de largura, a Riviera Makarska é um dos destinos mais belos e populares da Croácia, com inúmeras praias de areia, pinheiros, baías tranquilas e águas gaseificadas.  A cidade principal, naturalmente, é Makarska, localizada em uma baía em forma de ferradura, rodeada pelas montanhas Biokovo e o mar Adriático.

O balneário é pequeno, mas aconchegante, com ótimos hotéis, restaurantes, bares, pubs, discotecas, cafés e pizzarias que oferecem uma visão privilegiada da ensolarada costa mediterrânea.

O centro de Makarska é antigo, com ruas estreitas e calçadas de pedra. Para se familiarizar com a região uma boa pedida é visitar o Mosteiro Franciscano, que recentemente celebrou seu aniversário de 500 anos, e que abriga uma livraria, galeria de fotos, o instituto de montanhas e oceanos, além de uma coleção de conchas do mar. No centro também tem uma igreja principal, onde há um mercado de flores e frutas, e a maior praça, perto do mar, onde acontecem inúmeros eventos culturais.

A cidade de Makarska cresceu em torno de um porto natural, protegido pela península de São Pedro e o Cabo Osejava. De lá, saem passeios de barcos para as ilhas de Hvar e Brac. Durante os meses de verão, o porto se enche de iates, navios de turismo e banhistas que depois se dirigem para a praça principal para desfrutar dos entretenimentos e apresentações culturais no local.

Makarska fica a 60km ao sudeste de Split e 140 km ao noroeste de Dubrovnik. Venha também descobrir seu cantinho preferido na Riviera Makarska!


Split

Split é uma cidade medieval na Costa da Dalmácia que abriga um dos portos mais fascinantes do mar Adriático. Além de ser o principal local de partida para as várias ilhas da região, o porto de mais de 1700 anos tem inúmeros monumentos históricos, museus e galerias.

A segunda maior cidade da Croácia está inserida numa península no Adriático com belíssimas praias e um centro histórico, que é patrimônio da Humanidade da UNESCO.

O Croata é um povo muito simpático e em Split, assim como em outras regiões do país, os turistas são muito bem recebidos. Os frutos do mar são especialidades da região e os visitantes não podem deixar de experimentar a autêntica cozinha croata em um Konoba- restaurantes familiares ao estilo antigo.

O Palácio de Diocleciano é o um dos pontos turísticos mais visitados da cidade e uma das residências reais romanas mais bem preservadas do mundo. Construído no litoral de Split, a estrutura é quase uma cidade, com dezesseis torres, três templos e o mausoléu do imperador.

A cidade também abriga o Museu Arqueológico (o museu mais antigo da Croácia) com uma grande coleção de objetos de eras pré-históricas. Outro passeio delicioso é subir o cume do monte Marjan e contemplar a estonteante vista do Adriático. Depois de tantas atividades a Rua Marontova é uma boa opção para ver as últimas modas e relaxar em algum café!


Brac

A ilha de Brac é a maior ilha do grupo central de ilhas da Dalmácia e a terceira maior entre as ilhas do Adriático, rodeada pelo azul cristalino do mar e montanhas.

Em Brac, está localizado Bol e a concorrida Zlatni Rat, que é uma praia exclusiva, formada a partir de uma borda de areia e um dos cartões postais da Croácia. Esta praia de areias brancas e cascalhos é uma península cercada de mar e vegetação abundante, com uma atmosfera familiar. A praia de Bol é também muito popular e destino perfeito para a prática de esportes aquáticos.

A principal atividade econômica da região é o turismo, embora a pesca e a agricultura também tenham destaque. Os queijos, amêndoas e azeites produzidos no local são imperdíveis, principalmente quando acompanhados pelos deliciosos vinhos desta terra.

A paisagem da ilha é dominada por um relevo cárstico, solo rochoso e enseadas. Os romanos antigos aproveitaram a abundância dessas pedras para construir cidades, anfiteatros, templos, palácios e túmulos por todo Dalmácia. Também vieram da região pedras utilizadas na construção da Casa Branca, em Washington, e do Palácio de Diocleciano em Split

O pico mais alto da ilha, Monte Vitus  (778 m), é também o pico mais alto de todas as ilhas croatas.

Brac é uma ilha única e explorar este ambiente natural será uma experiência inesquecível!


Vis

Localizada a cerca de 40 km de Hvar, ao sul da Croácia, e a  45 quilômetros de distância de Split, a ilha de Vis é o lugar ideal para umas férias tranquilas e românticas. A Ilha Croata é menos conhecida e badalada que a vizinha Hvar e é exatamente esse astral despretensioso e natural que dá um charme extra ao local. Com 77 quilômetros de costa, a ilha de Vis está rodeada de belas praias que a tornam um pequeno paraíso. Encostar na sombra de alguma árvore é um ótimo programa e o modo perfeito de desfrutar da tranquilidade e paz do local, curtindo o azul cristalino do mar.

A ilha tem o charme histórico e as típicas construções de pedras da Croácia e ostenta ruínas de edifícios romanos, como as do antigo teatro, além de heranças da ocupação italiana e inglesa. Os visitantes podem ver também o mosteiro Franciscano e a Fortaleza Borisova Issa, que no passado deveria proteger a cidade de invasores.

Um passeio inesquecível é pegar um barco e ir até a Ilhota de Bisevo que guarda praias intocadas. Mas, com certeza, o programa mais disputado do verão é visitar a Caverna Azul, onde entre 11h e meio-dia o sol encontra um espaço nas pedras para iluminar o poço de um azul indescritível.

Vis também tem boas condições para esportes aquáticos, principalmente para a vela, windsurf e mergulho.

A vinicultura é a principal atividade da ilha e as vinícolas da região produzem dois dos melhores vinhos brancos e tintos da Croácia. A pesca também tem um papel importante na economia e garante aos turistas experiências gastronômicas memoráveis.

A informalidade e o charme de Vis tornarão suas férias inesquecíveis!


Croácia

Área: 56,594 km²

População: 4.460,000 sobretudo croatas, mas também etnia sérvia, eslovenos, húngaros, bósnios, italianos

Capital: Zagrebe (Zagreb)

Língua: Língua oficial é o croata. Em Ístria algumas cidades são bilíngües (italiano-croata). O conhecimento da língua italiana é grande tanto na Ístria quanto na Dalmácia ao longo da costa.

Religião: Predominantemente católicos, minorias dos cristãos ortodoxos e muçulmanos.

Moeda: Kuna

GBOND travel solutions
Av. Rio Branco, 156 sala 2207 - Centro
Rio de Janeiro - RJ - 20040-003
Tel / Fax: +55 21 2524-6260